"Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei" (Salmos 119:18).



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

É Ele que comanda! Ele é o Senhor dos Exércitos.


Leia Isaías 45: 1 a 13.

 
Este capítulo é uma promessa de Deus! 
Acredito que não apenas para Ciro como é citado no primeiro versículo, mais a bíblia é uma promessa para nós, e Deus a usa para falar as nossas vidas seja por parábolas ou por textos diretos... 

Sendo assim, acredito sim que Deus realmente foi a proteção de Ciro, mais vejo este texto como uma parábola de uma promessa para nossas vidas. 
No primeiro Versículo Ele diz a Ciro: "... a quem tomo pela sua mão direita, para abater as nações diante de sua face eu soltarei os lombos dos reis, para abrir diante deles as portas, e as portas não se fecharão." Ele é nosso companheiro, está sempre ao nosso lado e quer ser nosso guia também, e quando ele está a frente de nós nos levando ele é humilde para abrir a porta pra que possamos entrar e uma porta aberta pelo rei nunca mais se fechará.
No versículo dois ele diz que não apenas vai a nossa frente mais quebrará todas as portas que estiverem fechadas com ferrolhos de ferro (travas), porta essas que nós não seriamos capazes abrir sozinhos.

E ainda Ele diz que nos dará tesouros das escuridades e as riquezas encobertas... para que saibamos que Ele é nosso Senhor (vs. 3), esse tesouros são suas bençãos! estavam encobertas para nós, mas agora caminhando com Ele, são presente dEles para que vejamos a quem estamos servindo, pois agora Ele é nosso SENHOR.
No finalzinho desse versículo ele diz ainda, que é o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome, esta foi para mim a parte mais reveladora do texto... pois como disse no princípio, vejo este texto como uma parábola para nós (parábola é uma narração figurativa), sendo assim Ele usa o nome de Ciro, como exemplo para nós... pois Ele chama cada um individualmente pelo seu próprio nome... Ele nos conhece. Ele fala no versículo 4, pus -te o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses, quem coloca nossos sobrenomes? geralmente em nossa família vem dos nosso pais... é exatamente isso, ele nos conhece pois ele é nosso pai, nós temos o sobrenome dEle, fazemos parte de sua família. 
No próximo versículo ele diz que nos cingirá mesmo que não o conheçamos, cingir segundo o dicionário é permanecer em seu interior, ou cercar, Ele nos prometeu que estaria a nossa volta nos cuidando mesmo nós não o conhecendo... e nós, escolhidos dele, teremos sua presença em nosso interior antes mesmo de saber quem Ele é, pois até mesmo a vontade de adorá-lo vem Dele. É ele que desperta em nós seu amor, pois Ele já esta em nosso interior.

No versículo 6 e 7 ele nos da exemplos da sua criação para que saibamos que Ele é nosso Senhor, e devemos usar os exemplos que temos todos os dias para saber que Ele é o Deus da criação, e que mesmo que o mal aconteça ele nos diz: eu que o criei, ele tem poder sobre todo o mal, e até mesmo o mal pode acontecer para nosso bem, sempre haverá algum propósito quando isso acontecer e para nos aquietar ele ainda nos afirma que fez a paz, portanto, nos momentos que mais precisamos, só ele pode nos dar paz independente da situação, pois foi ele que há criou.

O versículo 8 ele fala de justiça, a justiça virá do céu pois nesta não há engano... a salvação fará justiça a toda perdição do mundo, e nada ficará impune ou sem reconhecimento, pois o senhor criou a justiça para julgar a todos e a salvação para salvar os inocentes, não precisamos temer Ele é o criador desses também. pois como diz no versículo 9, contenderá a criação com o criador? Deus nos criou, assim como criou a justiça, a paz e a salvação, portanto não devemos questioná-lo sobre suas obras, nem querer dizer a Ele que criou como deve fazer, portanto não temos que questionar a sua maneira de julgar, apenas devemos buscar a salvação.

Nos últimos 3 versículos ele nos exorta a prestar atenção quando aos questionamentos a nosso respeito e ao nosso futuro, pois Ele nos criou e devemos confiar em sua justiça e temos que deixar ele endireitar nossos caminhos pois ele estendeu a suas mãos dos Céus e deu ordem ao exércitos, sendo assim não precisamos temer apenas confiar na sua justiça que liberta os cativos, neste caso do pecado, pois todos já fomos escravos do pecado, mais em cristo encontramos nossa libertação, Pois ele é o Senhor de TODAS as coisas, tudo foi criação dele, não devemos nos preocupar, pois ele comanda tudo, ELe é o Senhor dos Exércitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário