"Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei" (Salmos 119:18).



sábado, 2 de fevereiro de 2013

Deus é simples! Ele não age de forma complexa ele age com sabedoria


Deus não age de forma complexa ele age com sabedoria é diferente.
As vezes quer nos dar chances de crescer, de desenvolvermos nossa fê, de irmos além, de provarmos nossa fidelidade... nesse caso pode até parecer complicado sua maneira de agir, mais já percebeu como acontece depois que o obedecemos? tudo não fica tão mais claro? depois que o tempo passa e você olha pra trás e começa a entender por que certas coisas aconteceram de tal maneira, vemos que foi uma maneira surpreendente e sábia de Deus agir, mesmo que no momento isso fosse encoberto aos nosso olhos, mas a simplicidade de Deus prevaleceu. Sabe porque é simples? por que Deus sempre vai agir de maneira Justa, com misericórdia e amor, ele nunca vai exigir nada além do que possamos fazer, e só espera uma coisa de nós, que o obedecemos, dessa maneira seu propósito se cumprira e poderemos entender que não precisamos nos preocupar nem nos desesperar era só ter feito logo o que ele mandou que tudo ficaria bem.
Deus não nos deu Leis complexas como a constituição federal, por exemplo, Ele nos pediu que obedecemos apenas 10 leis, sabe porque? porque sua sabedoria não precisa de complexidade e nem de muitas palavras para se revelar, de maneira simples ele exigiu de nós o suficiente para termos uma vida mais digna. Analisemos seus mandamentos:

I- Não terás outros deuses diante de mim.
Através desse mandamento Ele já determina que devemos ama-lo e ser fiel a Ele, e apenas isso já faz com que nossa vida seja completamente diferente, quando amamos a Deus mudamos para agradá-lo, buscamos sua presença e ansiamos por ela e sendo fiel a Ele conquistamos sua atenção o atraímos a nós, consequentemente teremos mais dEle ao mesmo tempo que queremos isso. E onde existe a presença de Deus, não pode existir pecado, nem maldade, sendo assim nos livramos das coisas ruins que atrapalham nossa vida.

II - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Deus nos conhecia tão bem que já sabia que isso poderia acontecer, e nos advertiu... pois pense bem nesse mandamento, dito quando isso não era tão comum como é agora. parece loucura não? adorar uma escultura, não tem sentindo...  mais podemos ver isso hoje em dia, e passa a ter muito sentindo quando vemos o quão devotos as pessoas podem se tornar de uma escultura sem vida, feita por mãos de pessoas como nós mesmo, pecadores e sem poder algum. Deus já sabia de tudo isso, por isso já nos preveniu, Ele mandou uma flexa pra o alvo e o tiro foi certeiro, tanto que quando Moisés desceu com as tábuas das Leis o povo já estava adorando uma imagem de bezerro de ouro.

III- Não tomarás o nome do Senhor , teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
Esse mandamento foi uma forma de Deus impor sua soberania, não é porque Ele nos ama que podemos desrespeitar seu nome, esse mandamento foi uma maneira de coloca-lo com reverencia-lo e temor diante ao povo, pois podemos ver hoje em dia até pessoas que não creem nEle, respeitam seu nome.

IV - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Deus sabia que nos perderíamos nos nosso a fazeres e nas nossas próprias rotinas, portanto já nos deu esse mandamento para que não nos esquecemos dEle por completo, pois mesmo pessoas que não passam um tempo se quer com Deus no seu dia a dia, acaba indo na igreja um dia da semana, nem que seja por tradição.

V - Honra o teu pai e a tua mãe para que se prologuem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.
Esse mandamento tem um abrangência maior que possamos imaginar. Deus planejou isso, que se uma pessoa não fosse capaz de honrar aquele que o criou fisicamente, não honraria aquele que o criou de uma maneira sobrenatural, o que muitas vezes é tão difícil de algumas pessoas acreditarem.  E ainda se não fosse capaz de respeitar aqueles que lhe deram a vida, não respeitariam mais ninguém, o que é o caso de muitos dos jovens que se encontram na FEBEM hoje em dia.

VI - Não matarás.
VIII - Não furtarás.
A quem diga que esse dois mandamentos são muitos fáceis de cumprir, e a quem os use ainda como desculpa para dizer que são boas pessoas, mais sabe porque temos essa visão hoje de matar alguém e de roubar?? exatamente por esse mandamento, se Deus não o tivesse determinados as coisas poderiam estar bem piores hoje em dia, ter sido imposto isso as gerações passadas fez com que a mentalidade das futuras, abominassem tais coisas, ainda que isso seja muito comum na vida de alguns nos dias atuais, mais se não fossem por tais mandamentos abrangeria um numero bem maior de pessoas.

VII- Não adulterarás.
Deus desde o pecado de Adão e Eva já havia percebido como a carne humana era fraca para o pecado, e sabia que esse seria um dos grandes pecados do século, de tão grande abrangência que para muitos já seria comum e não teria nada demais cometer tal ato, mais Deus colocou exatamente esse pecado nos dez mandamentos nos proibindo, para que sempre fosse lembrando que é errado por mais que uma grande multidão tenha o "popularizado".

IX - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Fofoca! Tão comum hoje em dia que muitos nem se dão conta que é pecado, Deus nos lembra que é.

X - Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Esse pecado Deus buscou da raiz humana, quando Adão e Eva em meio a tantos frutos cobiçou logo aquele que não eram dEles, o fruto proibido, o único em meio de milhões, cobiçaram exatamente por não os pertencer. Deus sabia que em meio a evolução do mundo haveriam ainda mais coisas possíveis de cobiça, por isso nos alertou sitando vários exemplos do que poderia ser o causador de tal pecado.

De uma maneira simples Deus nos colocou suas leis tão profundas... podemos perceber que não é pela sua simplicidade que deixa de ser eficaz para uma abrangência enorme de áreas de nossa vida, e de uma maneira tão sábia a interpretação de suas Leis nos leva muito além. 
Usarei uma frase bem conhecida para descrever a criação da suas Leis, do "suposto herói" das comédias... chapolim colorado: "Meus movimentos são friamente calculados" dessa maneira descrevo a criação das Leis de Deus, foi tudo pensado e produzido de acordo com a necessidade pecadora da raça humana e da medida certa aos nossos pecados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário