"Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei" (Salmos 119:18).



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

É tudo Vaidade!


Leia: Eclesiastes cap. 1 e 2.

Vaidade de vaidades!- diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade. Eclesiastes 1: 2.




Quando nos aproximamos de Deus e pedimos sua orientação para crescermos e aprendermos mais sobre Ele, a bíblia se revela... sua palavra já não é mais como antes, textos conhecidos e que estávamos até acostumados passam a ter outros sentidos, outras interpretações, outros ensinamentos.
Nesse caso falo do livro de Eclesiastes e sua incrível descrição da vaidade!

Parando para analisar um pouco melhor a situação do mundo hoje e as coisas que acontecem a nossa volta podemos identificar claramente a razão das palavras descritas neste livro. A vaidade tomou conta do mundo, não apenas da maneira que estamos até que "acostumados" a conhece-la, pelas aparências .. mas na verdade em todos os tipos de situações podemos identifica-la, até mesmo dentro da igreja ela pode existir. A vaidade toma conta do coração das pessoas e isso perturba suas almas e ainda influencia os outros a sua volta, se torna contagiante! quando nos damos conta estamos também buscando coisas que SÃO vaidade POR vaidade.

Analisemos o livro de Eclesiastes e alguns dos escritos de um Rei ao qual Deus abençoo com grande sabedoria "...eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará." 1 Reis 3: 12 

E que ainda abençoou muito além: "E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias. 1 Reis 3:13

E sua aparência também era abençoada com vestes esplendorosas.  Pois quando Deus diz para não nos preocupar com o que vestir fazendo uma comparação ao lírios do campo, ele os compara com  as vestes de Salomão. "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Mateus 6: 28,29.

Um Rei poderoso, que tinha tudo... riquezas, glamour, as melhores roupas e comidas, mais principalmente... Sabedoria! Esse Rei extremamente sábio  nos faz um alerta: a vaidade que existe em todas as coisas... Ele que possuiu tudo que hoje em dia é mais desejado pelas pessoas, e que também foi por ele, esse rei com toda essa sabedoria e experiência nos aconselhou sobre o que hoje está dominando o mundo e tornando as pessoas, como as palavras do Rei " Aflitos de Espírito". 

Vejamos alguns exemplos sitados por Salomão que estão muito presentes nas famosas "metas" das pessoas hoje em dia:

Quanto ao trabalho (nos dias atuais a busca pelo melhor emprego e pela melhor profissão, tem perturbado e tomado conta da vida de muita gente que vive em função disso):

"Atentei para TODAS as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito. vs. 1: 14

Quanto aos Prazeres (hoje em dia buscado por aqueles que prezam "curtir" a vida) :
Disse eu no meu coração: Ora, vem, eu te provarei com a alegria; portanto, goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade. vs.2:1)

Quanto aos desejos, que a cada dia se renovam e aumentam:

E tudo quanto desejaram os meu olhos não lhos neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho. E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando tinha feito; e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito e que proveito nenhum havia debaixo do sol. vs. 2: 10,11
(o que posso entender é que ele trabalhou para ter tudo que desejava e a alegria de tudo isso era momentânea e que depois pode considerar que não valeu a pena todo o trabalho pois era apenas mais uma de suas vaidades)

E quanto a Sabedoria, para aqueles que entendem assim como salomão quando fez seu pedido a Deus, que a sabedoria é mais importante que as outras coisas, saibam que ela também pode ser vaidade, principalmente da maneira que é buscada hoje, para se conseguir ser o melhor, ou para ter a melhor profissão, ou para ser reconhecido, ou ainda para pesquisar e procurar tanto por coisas que Deus já nos revelou, entre outras infinidades de mau uso da sabedoria.

"Pelo que eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que, então, busquei eu mais a sabedoria? Então, disse no meu coração que também isso era vaidade. vs. 2:15 

Todos igualmente estão sobre a destra do mesmo Deus, seja sábio ou seja tolo serão julgados da mesma maneira só que os que tem maior sabedoria serão cobrados por não há usarem da maneira correta, o que não se pode cobrar do que tem menos: 
"... Na muita sabedoria, há muito enfado; e o que aumenta em ciência aumenta em trabalho. vs. 1:18 

E ainda aqueles que vivem sonhando com tanta coisa vã e que falam desenfreadamente...
..."como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu, teme a Deus. vs. 5:  7


E uma das coisas que mais predominam hoje, o apego ao dinheiro e sua busca insaciável:



" O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade. vs. 5:10


E quanto a cobiça, busca pelo que alguns tem e outros não, que atormenta muitas pessoas hoje em dia: 

"melhor é a vista dos olhos do que vaguear da cobiça; também isso é vaidade e aflição de espírito. vs. 6: 9


Não que algumas coisas citadas acima não sejam necessárias, mais é exatamente ai que se encontra o segredo da vaidade, quando a busca é além da necessidade... acaba se tornando vaidade. A busca demasiada por essas coisas, acaba fazendo com que elas dominem nossas vidas e acaba exterminando o proveito de cada uma. Tudo isso é muito bom sim, mais se acompanhadas com o que vale a pena de verdade, da única coisa que vale investir nossa vida e a qual devemos  focar tudo que fizermos, que é cumprir o propósito que Deus nos deu aqui na terra e buscar as suas coisas porque isso dará razão para nossa vida, e uma razão sólida, pois isso é eterno e teremos recompensa mesmo após nossa morte, as outras coisas podemos buscar e conquistar mais quando isso acontecer vamos desejar mais e mais, e incessantemente acabaremos desejando outras coisas também, e isso tudo se acabará quando morrermos o que pode acontecer no próprio dia que a conquistarmos e ai valerá a pena? 

Portanto devemos prezar primeiro por aquilo que vale a pena investir nossos desejos, nosso coração, nossa sabedoria e nossa vida, que são as coisas de Deus, o restante não precisamos nos preocupar nem ficar ansiosos e muito menos buscar desenfreadamente, pois Deus dará providencia do que nos é necessário se cumprirmos sua vontade e entregarmos tudo em suas mãos. Assim é bem mais fácil e muito menos vazio, nos completa, nossos coração não ficarão perturbados mais sim em paz, e nossa vida e tudo que fizermos terá mais sentindo.

"Buscai primeiro o Reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33

" Não andem ansioso por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário