"Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei" (Salmos 119:18).



domingo, 6 de janeiro de 2013

Apenas Fé...

Leia atos 14.

" E estava assentado em Listra certo varão dos pés, coxo desde o seu nascimento, o qual nunca tinha andado.
Este ouviu falar Paulo, que fixando nele o olhos e vendo que tinha fé para ser curado, disse em voz alta: levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou." Atos 14: 8- 9.


Esse pequeno texto que relata o episódio ocorrido em Listra quando Paulo foge de Icônio para pregar o evangelho lá, nos da prova da importância da fé.

A fé não só fez com  que o coxo fosse sarado, mais atraiu a atenção de Deus para Ele. Desde o momento em que Paulo estava a pregar em Listra, com certeza foi Deus que fez com que as coisas tomassem o rumo que tomou e levassem Paulo e Barnabé a aquela cidade, mais especificamente para aquele homem, a fé dele atraiu Deus! e consequentemente atraiu a cura para ele. 

Mas a multidão que assistia também mostra algo muito importante... como a incredulidade cega!
Paulo estava a pregar o evangelho  ou seja estava ensinando sobre o Deus todo poderoso a quem servia e dando glórias ao único merecedor, após isso cura o enfermo, e ao invés das pessoas verem isso como uma prova de tudo aquilo que falava, se esqueceram do que Paulo ensinava e deturparam o milagre para o que podiam ver (um homem curando outro) e começaram a adorar o que estava diante dos seus olhos sem buscarem a força maior causadora de tudo, o Deus em nome de quem aqueles homens estavam lá e do qual pregavam, o Deus em nome de quem foi feita aquela cura! 
As pessoas estavam tão cegas por suas incredulidades que era mais fácil para elas acreditar que uma pessoa como elas tinham feito aquele milagre do que se lembrarem dos ensinamentos dados por Paulo pouco antes do acontecimento. 
Chega ao ponto de quererem adorar aqueles homens com sacrifícios (vs. 13)

Paulo e Barnabé indignados, Rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando e dizendo: varões, por que fazeis essas coisas? nós também somos homens como vós, sujeitos as mesmas paixões  e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, e o mar e tudo quando há neles. (vs. 14)

O que mais precisavam fazer para que as pessoas enxergassem o verdadeiro Deus, estavam tão cegos, que se esqueceram do Deus vivo, aquele que criou tudo de mais grandioso que existia.  Buscavam coisas em seu meio para acreditar, a cegueira era tamanha que preferiam adorar a pessoas como eles, que se pensassem um pouco notariam que eram pessoas sujeitas aos mesmos pecados e defeitos deles, não pensaram que o Deus digno de louvor e gloria, o Deus digno de seus sacrifícios era perfeito e poderoso para curar, era aquele que dava chuvas e tempos frutíferos para eles, aquele que proporcionou todo o mantimento que necessitaram (vs. 17).

O que faz com que esses dois tipos de episódios aconteçam ainda hoje é a tão grandiosa fé, a falta dela cega pessoas e as impede de ver o que estariam tão claro para aqueles que a têm, impede com que enxerguem os verdadeiros milagres e o cuidado de Deus para com todos. A falta de fé impede o milagre, assim como possuir ela, pode atrair o mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário