"Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei" (Salmos 119:18).



domingo, 20 de abril de 2014

Reviva a sua história


Hoje, domingo de Páscoa, é tempo daqueles que amam verdadeiramente a Jesus, refletirem e estarem com seus corações voltados a Ele. 

Não é um dia comum, então, não podemos trata-lo como tal. 
Temos que reviver aquele momento tão agoniante que Jesus enfrentou, não com um olhar acostumado, mas de uma maneira "3D". 

Vivenciar cada detalhe do sacrifício de Jesus, ajuda-nos a compreender seu amor incomum e a pensar, que não foram as pessoas daquela época que o sacrificaram, mas somos nós hoje, através da nossas escolhas, do nosso pecado, que o sacrificamos a cada dia. 

Jesus fez o que podia, nos tornou limpos e livres, mas temos que escolher ser assim, escolher valorizar tudo que ele fez, através das nossas atitudes, em todo momento escolhendo honrá-lo e não crucifica-lo com nossos pecados. 

Temos que escolher não negar a Jesus como Pedro o fez, pois hoje, mais comum do que se possa imaginar, todos os fazemos também. Quando escolhemos fazer coisas que não incluem Jesus. Quando trocamos o tempo com ele por coisas banais. Quando escolhemos a nossa vontade e a colocamos em primeiro lugar, sem nem se quer, dar opinião a vontade daquele que nos criou. 

Imagine a melhor pessoa que você conhece, aquele que sempre foi bom e sempre esteve disposto a te ajudar. Agora pense, você, ferindo-o, machucando-o. Pense nessa pessoa crucificada em sua frente e sendo condenada por coisas que você sabe que não faziam parte do seu caráter, coisas ilógicas totalmente contrárias ao que aquela pessoa vivia. Como se sentiria? o que você faria? como se lembraria e falaria dessa pessoa?
Crucificar e negar a Jesus, são coisas que vivemos ainda hoje, quando não valorizamos tudo o que Ele fez e faz em nós e por nós. Nossas atitudes podem condenar Jesus a cruz ou coloca-lo no centro da nossa vida, no trono, que é o que Ele e somente Ele merece.

"Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras, fomos sarados.
Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. 
Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca." Isaías 53: 4 a 7

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Você tem cumprido seu legado?

A bíblia é cheia de pessoas comprometidas com Deus. Se os patriarcas das histórias bíblicas não tivessem honrados seus compromissos com Deus, talvez nem estaríamos aqui hoje, ou talvez a humanidade teria uma vida muito mais miserável e medíocre, sem nenhuma esperança de salvação. 

Mas desde Abraão, e sua descendência temos exemplos de pessoas que honraram a Deus apesar das dificuldades e apesar de suas imperfeições. Essas pessoas tinham ideia da dimensão da importância de suas atitudes, o que hoje vemos com tanta escassez, se não extintas. Você já imaginou alguém fazer como Noé e construir uma grande arca só porque sentiu de Deus fazer isso? parece insano mesmo para nós que conhecemos a história do dilúvio. Já imaginou alguém ir para um fornalha só por não ter adorado a um rei? hoje as pessoas adoram muito menos que isso e por nada. Você já se imaginou enfrentando um grande gigante quando ninguém acredita em você e não te dão nenhuma palavra de motivação, pelo contrário, fazem você se sentir um ninguém. Já se imaginou nascer e crescer cercado de pessoas que um dia o crucificarão e mesmo assim ama-las e ajuda-las? você já se imaginou sendo fiel a Deus em uma situação de escravidão, se hoje temos uma vida muito melhor e muitas das vezes ainda não conseguimos o ser. Você já se imaginou estar preso injustamente e não deixar a injuria tomar conta do seu coração, pelo contrário, começar a escrever cartas de amor para fortalecer gerações depois.

Esses são apenas alguns poucos exemplos dos quais a bíblia está repleta. Se realmente entendermos a bíblia no âmbito em que ela se passou, excluindo nossos olhares conformados e acostumados com tais atitudes extraordinárias, deixaremos de ser tão "mimados" e entenderemos que não fazemos nem o mínimo que já foi feito para servir ao criador do Universo. 

" Julga-me, Senhor, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no Senhor; não vacilarei. 
Examina-me, Senhor, e prova- me; esquadrinha a minha mente e o meu coração." Salmos 26: 1-2



quarta-feira, 2 de abril de 2014

Um servo fiel



" O Senhor respondeu: Muito bem servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha participar da alegria do Senhor!" Mateus 25:23

Deus não vai nos oferece glória em troca de servidão. Ele não vai recompensar cada obra que fizermos segundo o tamanho da obra. Mas como nosso Deus é um Deus amor, é de se esperar que o amor deva estar envolvido em tudo quanto fizermos. O amor a Deus e por tudo que nos pediu para fazer, a obediência segundo o versículo "E tudo quanto fizeres, faças de todo o vosso coração." é o que nos levará a ser reconhecido e recompensados por Deus.

Nenhuma obra vem de nós mesmo, mas antes, já nasceu no coração de Jesus para então chegar a nossas mãos, não podemos desprezar as pequenas coisas só porque não vemos glória nisso. A fidelidade nas pequenas coisa é muito mais importante, pois é isso que prepara o coração de um servo para ser fiel nas grandes coisas. De nada adianta ele ter uma grande responsabilidade se não estiver preparado para cumpri-la.
O versículo no inicio do texto refere - se a um recurso deixado pelo Senhor para seus servos, mas não está relacionado apenas a recursos financeiros, está envolvido com tudo em nossa vida. Se não podermos ajudar nosso próximo, como ajudaremos a África ou o Haiti ou qualquer outro lugar que precise. Se não sabemos honrar a Deus na família em que crescemos, como vamos querer constituir uma família abençoada. Se não sabemos ser fiel a Deus no nosso pequeno salário, como vamos pedir para Ele que nos ajude a crescer profissionalmente. 
Vejo a aplicação desse versículo em todas as áreas que eu possa estar envolvida. Deus não quer pessoas que o buscam apenas pelo que Ele pode oferecer, Ele não precisa de pessoas que o abandonam quando conseguem o que quer, Ele precisa de pessoas que seja no pouco ou no muito, o adorem em verdade e em espírito, pois Ele é fiel conosco o tempo todo.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Podemos todas as coisas naquele que nos fortalece?

"Posso todas as coisas naquele que me fortalece" 
Colossenses 4:13

Essa passagem bíblica é muito conhecida e tem sido refúgio de muitos em determinados momentos. Mas o que muitas vezes não é levado em conta é o contexto em que ela está inserida, sendo igualmente importante. Quando o apóstolo Paulo afirma: 

"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. 
Posso todas as coisa naquele que me fortalece."

Ao ler o ultimo versículo isolado podemos utilizado como for oportuno para nós, mas será que podemos afirmar como Paulo que temos aprendido a nos contentar com a fome e a necessidade? ou será que só temos vivido parcialmente tudo isso, tendo a confiança de que podemos todas as coisas e estamos fortalecidos no Senhor apenas nos momentos de fartura e de abundância? 
Reflita como tem sido sua reação para com Deus nos momentos de tribulação e dificuldade. Que não seja diferente de quando tudo está bem, que sua fé não seja abalada e que sua confiança em Deus não seja influenciada pelas situações da vida mas, que seja plena e se mantenha em uma escala firme, onde a unica variação será para crescimento nunca para retroceder ou ficar entre elevações de sobe e desce. Que tenhamos consciência do exemplo que Paulo nos deu para que possamos treinar nossas reações para estar em todo momento agindo confiadamente naquele que nos fortalece em qualquer situação.






segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O agir de Deus é inexplicável, surpreendente e perfeito!

Leia Atos 9: 1 a 18.
Disse -lhe, porém o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar ao meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.
Esse capítulo descreve mais um dos episódios surpreendente do agir de Deus. 
Mostra a maneira como Deus pode transformar uma pessoa que Ele mesmo escolhe.
Vejo como Deus age de maneira surpreendente e sobrenatural.  Saulo saiu em busca de matar os discípulos do Senhor e Deus escolheu seu próprio inimigo para fazer parte dos seus... 
Saulo não tinha nada a oferecer, ele estava tomado pela maldade... ou talvez o espírito de Deus já não o tinha começado a trabalhar em sua vida e isso o estava incomodando tanto que o levou a perseguir os servos do Senhor, para atrair a atenção dEle. Os designos de Deus não são compreensíveis muitas vezes, mas no momento certo ele nos faz compreender. Pois Deus já havia escolhido aquele homem, ele seria uma ferramenta importante para Deus levar a palavra aos gentios, aos reis e aos filhos de Israel. Deus agiu  de maneira sabia e perfeita, pois quem melhor do que um que se era seu inimigo, que o perseguia, para anuncia falar a verdade sobre ele? quem duvidaria de uma pessoa que buscava matar ao discípulos do Senhor e agora se tornou como um deles? 
Por isso temos que ter sempre em mente, aquele versículos: "Porque vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sabias; e Deus escolhe as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. I corintios 1: 26 e 27. 
Temos que entender que o agir de Deus nunca é previsível, Ele sempre nos surpreende, e por mais que uma pessoa ao seus olhos não tenha valor, aos olhos de Deus pode ser um VASO estratégico e muito útil em sua obra. 
E só a maneira perfeita de Deus pode moldar tais vasos, por que imagine só se Deus não tivesse falado com Saulo e não o tivesse cegado... será que ele ouviria Ananias? procura-lo até acho que o poderia procurar, mais para mata-lo... e Quanto a Ananias, se não obedecesse a Deus e confiasse cegamente nele? já imaginou? se ficasse com medo de Saulo pela sua reputação e não fosse ao seu encontro? Saulo se iraria ainda mais pela sua cegueira, e Ananias iria contribuir para destruição daquela vida e de muitas outras que Ele mataria e que ele deixaria de anunciar por não ter se convertido a Deus.
Independente do que uma situação possa nos parecer, nossa confiança em Deus é provada nesses momentos, nos que ao nossos olhos pode parecer loucura, mas após o agir de Deus faz todo o sentido... Temos que compreender a importância da obediência a Deus principalmente nesses momentos, para não atrapalharmos a perfeição do seus planos, Ele conta conosco para desenvolve-los Ele quer que demonstremos a Ele nossa confiança... cabe a nós contribuir com sua obra ou impedir que ela aconteça.

Pense bem quando deixar de falar de Deus com uma pessoa pelo que ela possa lhe parecer, esse pode ser um vaso escolhido de Deus como Saul, e Deus escolheu você para ministra-lo.




sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Como ter o perdão de Deus

 Leia:
-2 Samuel 11 (Pecado de Davi)
-Salmos 51 (quando Davi confessa seu pecado e suplica o perdão de Deus.)

" Cria em mim, ó Deus um coração puro e renova em mim um espírito reto." Salmos  51 - 10

As vezes essa é a oração mais completa que podemos fazer a Deus. 
Quando estamos sujos pelos nosso pecados. Quando finalmente nos damos conta da nossa sujeira, a unica coisa a dizer a Deus é para nos purificar e renovar um espírito novo em nós, sem mácula. Para que assim possamos começar de novo ao lado dele, e para que possamos ter novamente comunhão com Deus, com firmeza para não nos desviarmos de seus caminhos. 
Esse salmo foi criado pelo rei Davi, quando o profeta Natã o fez entender o tamanho do seu pecado, ao cobiçar a mulher do seu próximo e a partir dai deixar o pecado leva-lo por caminhos ainda piores. 
Quando Davi finalmente teve seus olhos abertos para enxergar, através de Natã, quão grande pecado havia cometido, Ele simplesmente volta-se a Deus confessa o seu mal e lhe pede uma nova chance através desse versículo. 
E ele sabe que alcançará o perdão pois, sabe como agradar a Deus, conhece sua vontade e sua misericórdia. Tem entendimento divino para atrair  e agradar o Senhor, como demonstra no versículo 17 do salmo 51: "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a uma coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." 
Com essa certeza devemos nos achegar a Deus sempre que nos dermos conta que fizemos alguma coisa que não o agrada. Com um coração arrependido e um espirito mortificado devemos o buscar com a certeza de que ele não nos rejeitará e sim nos dará um coração puro e um espírito novo e reto.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Um exemplo, inúmeras lições

Leia: Hebreus 4 : 14 a 16 e 5

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossa fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Vs. 15
Esse versículo nos descreve perfeitamente a imagem que temos que ter de Jesus, nosso mestre e salvador. É como você encontrar uma pessoa e começar a saber mais sobre ela, e no decorrer da conversa descobrir o quanto vocês tem em comum. Uma irá entender a posição da outra, pois, possuem experiências iguais, é dessa forma que Jesus compreende nossos pecados, nossas tribulações, e tudo que passamos aqui. Ele apesar de ter sido fiel até o fim, sabe o quando é difícil permanecer livre de pecado nesse mundo. Ele nos conhece, conhece nossos corações, entende nossas fraquezas por isso podemos nos achegar com confiança diante dele, assim como diz o vs 16, tendo a certeza que ele se compadecerá de nós.

A partir do capitulo 5 a bíblia nos ensina que aqueles que aqui estão para Servir ao Senhor devem portar-se baseados no exemplo de Jesus, e compadecer-se ainda mais dos outros, pois são homens igualmente cheios de fraqueza.
“E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados, pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza. Vs. 2
Temos que entender que se Jesus sendo Santo de uma maneira irrepreensível, entende nossas fraquezas e nos é misericordiosos, quem somos nós para não ser com nossos próximos. As vezes todos se pegam em situações que tende-se a julgar alguém por alguma falha cometida, devemos lembrar nesse momento de Jesus, nosso exemplo, que seria o único com caráter para falar de alguém, mas que agiu com misericórdia para com todos. “ E se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, eu não o julgo, porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar.” João 12:47

Jesus nos ensina ainda com seu exemplo, a não nos gloriarmos. Algumas pessoas que se acham muito “boas” se comparada a outras, tentem a gloriar-se de suas qualidades, perante aqueles que acham “inferior”. Todos somos iguais no reino do Céus, se somos obedientes e fazemos a obra do Senhor, estamos nada menos que cumprindo uma obrigação para com aquele que deu sua vida por nós, não há motivo para se gloriar disso. Pois nem mesmo Ele, se gloriou em sua santidade e fidelidade, antes em tudo, glorificou a Deus. Que isso seja uma lição para que em todo tempo, quando ver alguém falhando, hajamos com compaixão seguindo a lei do Senhor de amar o próximo como a nós mesmo, nos colocando em seu lugar e fazendo o que estiver ao nosso alcance para ajuda-lo.

“Ainda que era filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.” Vs. 8
Jesus mesmo em seu grande sofrimento, mesmo podendo largar tudo e ir ficar no conforto do seu trono ao lado do seu Pai, escolheu ser fiel a vontade de Deus. Que nos lembremos disso sempre que acharmos que uma situação é muito difícil para nós, para sermos obedientes e cumprirmos a vontade de Deus.


Jesus foi nosso mestre e nos deixou seu legado, quer que sejamos como Ele para fazermos a diferença entre a maldade que reina sobre o mundo. Temos que aprender nEle, o direcionamento para nossas vidas, para que possamos honrar a Deus e cumprir os planos que Ele tem pra nós, e assim tenhamos um lugar ao lado dele na morada eterna, assim como Jesus.