"Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei" (Salmos 119:18).



sexta-feira, 19 de julho de 2013

Confiança x Ansiedade

                           



" Não andeis ansiosos por coisa alguma, antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças." Filipenses 4:6

Acredito que só esse versículo bastaria para tirarmos diferentes lições para nossa vida, recusando demais explicações. Portanto não venho falar sobre o versículo mas, sobre a pratica dele na minha vida! 
Não tem sido fácil lembrar das palavras do Senhor nos tempos de anseios... todos os dias ansiamos por muitas coisas, coisas importantes e outras nem tanto, mas como controlar nossos corações para não estarmos nesse estado de ansiedade? parece uma coisa automática e incontrolável, mas não é. 
Uma coisa leva a outra, primeiro Deus nos pedi que confiemos nEle. Com a confiança no Senhor e o conhecimento de sua palavra encontramos o segredo para enfrentar qualquer situação que nos atormenta e tira nossa paz, temos que, como diz o versículo, entregar TODAS as nossas petições ao Senhor e confiar que Ele fará tudo aquilo que contribuir para nosso bem. Algo tão simples mas tão pouco praticado, é bem mais fácil deixarmos nos levar pelos nossos impulsos, e tentar resolver tudo por nós mesmo, mas nada vem de nós, tudo acontece em acordo com a vontade de Deus e a sua justiça, então cabe a nós, nos achegarmos diante dEle com toda a humildade sabendo que não porque merecemos algo, mas porque Ele além de ser o todo Poderoso é nosso Pai de misericórdia que nos ama. E dessa maneira, entregarmos a Ele com confiança, todos os motivos dos nosso anseios e ter a certeza que o mais Ele fará.

" Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. 
Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se fadiga nem deixa de dar fruto." Jeremias 17: 7-8.


" Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o Ele tudo fará." Salmos 37:5 
(Leia o capítulo 37 completo)



quarta-feira, 17 de julho de 2013

Faça o melhor!

" E tudo quanto fizeres, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens..." Colossenses 3:23

Esse versículo falou forte ao meu coração. Quando o li com atenção e meditando na palavra do Senhor, como Ele nos manda (salmos. 1:2), comecei a refletir sobre a lição que ele traz pra todas as áreas da nossa vida. 
Fazemos tanta coisa reclamando, reclamamos da rotina, reclamos dos imprevistos, do que temos obrigação de fazer... enfim, todos os dias temos algo a reclamar, mas o versículo é bem claro: TUDO quando fizeres, não se refere apenas a fazermos o nosso melhor pra Deus, como é digno que façamos, mas devemos fazer nosso melhor em tudo! em nossa casa, em nosso trabalho, em nossos relacionamentos, quando nos dispomos a fazer um favor para alguém mesmo que não ganhemos nada em troca, mesmo que não tenhamos nem se quer o reconhecimento, devemos fazer porque o Senhor nos disse pra fazer! isso é além de obediência, é como um daqueles conselhos de pessoas mais velhas e experientes que servem principalmente para para contribuir para nosso próprio bem.
Pratique isso todos os dias, tenha a palavra do Senhor em sua mente  e notará a diferença que isso ira fazer em sua vida e na das pessoas com que convive.

" Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma." Eclesisastes 9:10


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Priorize o que tem valor e o que é verdadeiro!

                          

" Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6: 33

Essa passagem bíblica é tão conhecida mais tão pouco praticada.  Todos os dias nos afligimos pelo que iremos fazer, pelo nosso futuro, pelo nosso presente, por problemas a resolver, pela ansiedade por algo que está por vir etc... e isso acontece inclusive com aqueles que querem servir o Senhor e trabalhar em sua obra, ficam inquietos para saber qual a vontade do Senhor, o que podem fazer, como fazer, pesquisam diversos ministérios para descobrir qual o seu, não que isso seja errado, mais Jesus foi bem claro nesse versículo e tudo que eu disse e todas as outras coisas que fazem parte do nosso dia a dia se incluem nisso: 1° vem o Reino de Deus e a sua justiça, depois todas as outras coisas.
Devemos estar focados em Deus, olhando para o alto e em tudo que fizermos buscarmos em primeiro lugar a comunhão com Deus, buscar nos alimentar com a palavra dEle, passarmos mais tempo conversando com Ele, só assim então as outras coisas farão sentido, e com certeza nada do que fizermos sozinho será melhor do que o que Deus pode fazer por nós. Mas, também não devemos buscar a Deus para sermos bem-sucedidos nas outras coisas, mais temos que diminuir a importância de todo o resto e aumentar a importância de Cristo diante de todas as coisas, assim tudo cooperará para nosso bem.

" Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus." Romanos 8:28

"Não andeis ansiosos por coisa alguma, antes, as vossas petições seja em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças." Filipenses 4: 6

" E tudo quanto fizer, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens." Colossenses 3:23

segunda-feira, 1 de julho de 2013

O jugo de Jesus

Leia Mateus 11:25

Jesus nos faz um apelo para olharmos para Ele! 
Ele veio para nos mostrar como deve ser a relação com o Pai, para nos ensinar nos dar seu exemplo e nos deixar seus ensinamentos. É diferente de alguém que ensina tudo em teoria, ele não é como um chefe que te da ordens sem nunca ter experimentado estar em seu lugar, Jesus viveu a prática, teve todas as experiências pelas quais passamos hoje. 
Então devemos nos concentrar nos caminhos e nos conselhos que Ele nos deixou.
Ele nos disse que sua revelação viria sobre os pequenos e simples, o que contraria a lei do mundo, onde vencem os mais fortes e espertos. Deus não precisa de pessoas que se acham grandes, Ele precisa de pessoas pequenas que se tornam grande juntamente com Ele. Devemos nos apegar a esse ensinamento e nunca nos deixar engrandecer por nada e  não nos perturbar quando o mundo nos menosprezar por não sermos como os soberbos que dominam essa geração. Devemos nos apegar a palavra de Jesus e nos refugiarmos nEle, pois Ele nos disse:  "Tomais sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma" Vs. 29
Se Ele que teve o maior papel da humanidade, que foi e é o mais sábio dos seres, que foi perfeito em santidade e em caráter e que tinha todo o poder em suas mãos em tudo quanto operava, se fez pequeno e foi tão humilde, o que diremos pois de nós? 
Ele não é apenas nosso exemplo, mas nosso redentor, nosso salvador, não apenas pelo sacrifício que fez por nós, mas por que esta de braços abertos nos dizendo: " Vinde a mim, todos os que estais cansador e oprimidos e eu vos aliviarei." Vs. 28
Sofremos porque somos orgulhosos, soberbos, e não estamos com o foco certo, basta acabarmos de uma vez por toda com toda essa bobeira e olharmos para Cristo, nEle encontraremos tudo que precisamos para uma vida plena, porque o seu jugo é suave e seu fardo é leve. Vs. 30




quarta-feira, 29 de maio de 2013

O Que Tua Glória Fez Comigo


Voz de muitas Águas- O que tua glória fez comigo.



"[...] Tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra Santa. " Êxodo 3:5

Ouvindo a música acima, me lembrei desse trecho da bíblia que relata  Deus falando com Moisés em meio a sarça ardente. 
O que me fez refletir é que como a letra da música diz: " Quem já pisou, nos Santos dos Santos, em outro lugar, não consegue viver" 
Essa é a verdade que liberta! não que seja necessário encontrar a Deus em meio a uma sarça como aconteceu com Moisés, mas para conhecer a verdadeira Glória de Deus é necessário entrar no "lugar" Santo, onde Deus está.
Mas a glória de Deus é estrondosa demais para que qualquer um possa chegar lá, tem que haver uma preparação antes, é necessário "tirar as sandálias" por isso existem muitas pessoas que proclamam serem Cristãs mas vivem como se não fossem, ou acabam se desviando ao longo dos tempos, essas pessoas na verdade na verdade nunca conseguiram chegar lá, nunca passaram da porta do Santo lugar! 

definição de Santo dos Santos ou Santíssimo lugar: era uma sala do Tabernáculo onde ficava guardada a Arca da Aliança, ali se fazia sacrifício expiatório (cordeiro sem mácula) pelos pecados do povo, era o único momento em que o Sacerdote podia falar diretamente com Deus e apenas ele podia entrar lá, caso o sacerdote estivesse em pecado ele morreria.

Como na história da bíblia, Deus está lá, no Santíssimo lugar, o que mudou é que após o sacrifício de Jesus, (Cordeiro Santo de Deus) todos temos oportunidade de entrar no lugar Santo, mas ainda assim temos que nos preparar para ir até lá, temos que ser sacerdotes de Deus limpos de todo o pecado, assim podemos chegar mais perto da presença do Senhor. E uma vez que se conhece a glória do santíssimo lugar, uma vez pertinho da presença do Senhor, nada mais tira isso de nós, por isso não acredito que uma pessoa que conheceu verdadeiramente a Deus consiga viver longe dEle, tais pessoas conheceram só o supérfluo  só a "beira do tabernáculo", mas nunca entraram lá. 

Devemos nos examinar e ver qual o conceito que temos de Deus em nossa vida, se realmente nos preparamos com a devida importância para entrar no Santo dos Santos, ou se apenas temos Deus como um "Delivery", o qual não precisamos fazer mais nada além de pedir que Ele venha até nós.

"Examine-se pois, o homem a sim mesmo [...]" 1 Coríntios 11:28 


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Pagai o mal com o bem, assim diz o Senhor!



" Porque que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? mas, se fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus." I Pedro 2: 20

Lendo esse versículo vejo o quanto mais próximo de Jesus Cristo Deus quer que sejamos, o seu filho amado em quem Ele mesmo disse que se Compraz* (Matheus 3:17). Jesus, foi nosso exemplo mais real de obediência e amor agradável a Deus, apesar de santo e sem maldade, teve que sofrer tantas injustiças por amor a nós e por obediência a Deus. 
Esse sacrifício não deve ser em vão, além de nos dar a salvação do pecado Ele nos da o exemplo de como devemos agir com amor em todas as situações, vencendo sempre o mal com o bem (Romanos 12: 21), não pagando na mesma moeda tudo de ruim que nos fizerem. 
É difícil, por isso devemos vigiar na palavra para que versículos como esse nos motive e ensine e além disso temos que manter nosso olhar sempre voltados para nosso salvador, nosso herói e exemplo! Ele pedi que tenhamos ânimo pois Ele venceu o Mundo (João 16:33), Ele nos abriu o caminho e nos prometeu que sempre estaria conosco para nos ajudar ( Matheus 28:20). 

Guarde a palavra de Deus acerca das aflições do mundo e nos momentos que necessitar de uma orientação ela surgirá para lhe dar o amparo necessário naquele momento e dessa forma agiremos de acordo com a vontade de Deus para honrá-lo em tudo quanto fizermos. Faça o sacrifício de Jesus Cristo valer a pena todos os dias.
*Sentir prazer; deleitar-se

" Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e então prudentemente te conduzirás." Josué 1:8.

" O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada, é um escudo para todos os que nele confiam." Salmos 18:30

" A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e da sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia o olhos. O temor do Senhor é limpo e permanece eternamente, os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente." Salmos 19: 7- 9.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Deus te ama demais! Não desiste de você e tem o melhor te esperando.




"E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra, porque te não deixarei, até que te haja feito o que tenho dito." Gênesis 28: 15

Duas das maiores características de Deus são reveladas através desse versículo, fidelidade e companheirismo. 
É triste ver pessoas trocando uma companhia tão preciosa como essa, ou ainda pior, nem acreditando que ela existe! 
Deus tem que ser tudo para nós pois primeiramente somos tudo para Ele, seu cuidado e sua atenção para com a humanidade revelam isso. 

Muitas pessoas além de não valorizar tudo de maravilhoso que Deus faz por todos, ainda o culpa pela violência humana. Deus vê toda maldade do ser humano e Ele mesmo já tentou exterminá-la quando estabeleceu o dilúvio: "O fim de toda carne é vindo perante a minha face;  porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra." Gênesis 6: 13. Porém Ele viu que isso não iria resolver a natureza pecaminosa do ser humano, e então declarou: "... Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como fiz." Gênesis 8: 21.
O que restou para Ele? nos exterminar para sempre? Ele nos amava demais para fazer isso, ou então poderia escolher por nos mudar e fazer de acordo com sua vontade, porém isso ia contra seus princípios e seus propósitos, Ele queria que fossemos livres não fantoches em suas mãos. 

Ele acha uma solução, por meio de uma única pessoa, que seria santa, imaculada e livre de todo pecado, alguém que viveu todos os dias para enfrentar as influências do mal sobre o mundo, para vencer dia após dia o pecado da carne humana. Essa pessoa ainda seria a sua obra mais amada, pois era seu filhinho querido, obediente e fiel, que sofreu até as ultimas consequências em prol de cumprir os propósitos de seu Pai para tentar mais uma vez salvar a humanidade. Um santo e puro ser, enfrentaria o que fosse preciso para nos dar a liberdade da maldade, para nos libertar do pecado e nos purificar de nossas contaminações. 

E Ele foi fiel, apesar de sua dor entregou seu filho, o único ser humano que foi verdadeiramente puro, aquele que agradava seu coração com sua obediência e amor. 

Mas mesmo assim a maldade continua a reinar nos corações dos homens, e mesmo aqueles que pode-se dizer serem menos maus, questionam a Deus pelos feitos dessas pessoas ruins. Deus se entristece ao mesmo tempo que nós quando vê as coisas ruins que acontecem no mundo, mas Ele não pode intervir, foi um limite estabelecido pelo próprio ser humano, tão cheios de si, tão donos dos próprios narizes, vivem como se Deus não existissem (ainda que acreditem nEle) o ignoram e se colocam como deuses de suas próprias vidas, se esquecem de que todo provimento para nossa vida vem de alguém que nos ama muito e não desiste de nós. Apenas se lembram de Deus para questiona-lo ou para pedir socorro. 



Mas Deus é fiel a nós independente de nossa infidelidade e ingratidão, Ele nos fez uma promessa, Ele nos espera para que enfim possamos contemplar a paz e a harmonia de uma vida nova e eterna ao seu lado, sem dores, sem maldade. Ele nos prometeu e é fiel para estar conosco (Se assim escolhermos) até esse dia chegar, para nos dar força, nos ajudar, e muito mais que isso, nos purificar todos os dias das contaminações do mundo, para lavar nossas mãos sujas com sangue do pecado, limpando com o sangue do santo dos santos.  


" Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça." Isaías 41: 10