"Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei" (Salmos 119:18).



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Aprendei de mim (Jesus)

Leia: Hebreus 4 : 14 a 16 e 5

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossa fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Vs. 15

Esse versículo nos descreve perfeitamente a imagem que temos que ter de Jesus, nosso mestre e nosso salvador. É como você encontrar uma pessoa e começar, a saber mais sobre ela e no decorrer da conversa descobrir o quanto vocês tem em comum. Uma irá entender a posição da outra, pois possuem experiências iguais, é dessa forma, que Jesus compreende nossos pecados, nossas tribulações, e tudo que passamos aqui. Ele apesar de ter sido fiel até o fim sabe o quando é difícil permanecer livre de pecado nesse mundo. Ele nos conhece, conhece nossos corações, entende nossas fraquezas por isso podemos nos achegar com confiança diante dele, assim como diz o vs. 16, tendo a certeza que ele se compadecerá de nós.

A partir do capitulo 5 Deus da uma lição para que aqueles que estão aqui para Servir ao Senhor, que devem portar-se baseados no exemplo de Jesus, e compadecer-se ainda mais, pois são homens igualmente cheios de fraqueza.
“E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados, pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza. Vs. 2
Temos que entender que se Jesus sendo Santo de uma maneira irrepreensível, entende nossas fraquezas e nos é misericordioso, quem somos nós para não ser com nossos próximos. As vezes todos se pegam em situações que tende-se a se julgar alguém por alguma falha cometida, devemos lembrar nesse momento de Jesus, nosso exemplo, que seria o único com caráter para falar de alguém, mas que agiu com misericórdia para com todos e mesmo não pecando entende a situação dos pecadores. “E se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, eu não o julgo, porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar.” João 12:47

Jesus nos ensina ainda com seu exemplo, a não nos gloriarmos. Algumas pessoas que se acham muito “boas” se comparada a outras, tentem a gloriar-se de suas qualidades, perante aqueles que acham “inferior”. Todos somos iguais no reino do Céus, se somos obedientes e fazemos a obra do Senhor, estamos nada menos que cumprindo uma obrigação para com aquele que deu sua vida por nós, não há motivo para se gloriar disso. Pois nem mesmo Ele, se gloriou em sua santidade e fidelidade, antes em tudo, glorificou a Deus. Que isso seja uma lição para que em todo tempo, quando ver alguém falhando, hajamos com compaixão seguindo a lei do Senhor de amar o próximo como a nós mesmo, nos colocando em seu lugar e fazendo o que estiver ao nosso alcance para ajudá-lo.

“Ainda que era filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.” Vs. 8
Jesus mesmo em seu grande sofrimento, mesmo podendo largar tudo e ir ficar no conforto do seu trono ao lado do pai, escolheu ser fiel a vontade de Deus. Que nos lembremos disso sempre que acharmos que uma situação é muito difícil para nós, para sermos obedientes e cumprirmos a vontade de Deus.


Jesus foi nosso mestre e nos deixou seu legado, quer que sejamos como Ele para fazermos a diferença entre a maldade que reina sobre o mundo. Temos que aprender nEle, o direcionamento para nossas vidas, para que possamos honrar a Deus e cumprir os planos que tem pra nós, desde quando nos criou, para que assim tenhamos um lugar ao lado dele na morada eterna, assim como Jesus.

"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma." Mateus 11:29


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

E quando chegar o dia?

" Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreve: 
Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite.
Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentinamente destruição, como as dores, de parto aquela que está gravida; e de modo nenhum escaparão." 1 Tessalonicenses 5: 1 a 3

Quando li essa passagem bíblica, em especial o versículo 3, comecei a imaginar como as coisas fazem sentido. 
Uma mulher grávida, nunca sabe realmente qual o dia irá dar a luz, é uma surpresa sempre, ela tem a certeza de que esse dia vai chegar, ela imagina, se prepara e aguarda. 
Simples assim deve ser nossa preparação para o dia final, em que tudo que é passageiro acabará e dará lugar para o que será eterno. 

A promessa desse dia, nós temos, os que creem no Senhor confiam de que tudo aqui não é em vão e um dia chegará a hora do Senhor cumprir a razão de tudo isso. Confiadamente nessa promessa, temos que nos preparar para tal dia, assim como a mulher grávida se prepara para finalmente dar a luz, nós nos preparamos para o dia da luz do mundo se apresentar aos nosso olhos e dizer, é chegada a hora. 

Temos que estar focados nisso o tempo todo, assim como a grávida não se esquece que está grávida e toma sempre todos os cuidados necessário para sua situação, para que tudo se cumpra como deve ser, assim devemos esperar vigiando no Senhor, tomando todos os cuidados para mantermos- nos fiel a Ele, para preservamos sua presença em nós, para prevalecer sobre tudo com nossa salvação eterna.

" O Senhor, como poderoso, sairá; como homem de guerra, despertará o zelo; clamará, e fará grande ruído, e sujeitará os seus inimigos.
Por muito tempo, me calei, estive em silêncio e me contive; mas, agora darei gritos como a que está de parto, e a todos assolarei, e juntamente devorarei." Isaías 42: 14

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Deus está no comando

Leia: Salmos 10

As vezes nos deparamos com esse tipo de situação:

" Por causa do seu orgulho, o ímpio não investiga; 
todas as sua cogitações são: Não há Deus. 
Os seus caminhos são sempre atormentadores; os teus juízos estão longe dele, em grande altura; trata com desprezo os seus adversários. 
Diz em seu coração: Não serei abalado, porque nunca me verei na adversidade." (vs.4 a 6)

Podemos identificar muitas pessoas dessa maneira em nosso dia - a -dia, pessoas que não tem confiado na real existência de Deus e vive como se não houvesse ninguém no mundo mais importante que si próprio. O afastamento de Deus, torna as pessoas ainda mais egoístas, buscam suas próprias razões, agem com superioridade diante a outras pessoas e fazem o que for necessário para suprir suas necessidades e interesses. Quando vemos pessoas assim, que acabam se "dando bem" em determinadas situações, ficamos automaticamente indignados, pois a aparente injustiça nos faz revermos tudo aquilo que acreditamos que é certo.


Mas o importante, é que apesar de identificarmos essa situação frequentemente no mundo em que vivemos, não temos que nos conformar, temos que clamar e confiar no tempo e na justiça de Deus e continuarmos nosso caminho sem nos deixar ser influenciados por essas coisa, e assim Deus nos atenderá.

Como diz os versículos:
" Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás o seu coração; os teus ouvidos estarão abertos para eles; para fazeres justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem, que é da terra, não prossiga mais em usar da violência. (vs. 17-18)


Como diz o velho ditado, a justiça de Deus tarda mais não falha. Com uma pequena correção, não acredito que a justiça venha tarde, mas sim em tempo oportuno, quando Deus já deu diversas oportunidades para cada um consertar seu caminho torto. 

Cada vez que nos depararmos com pessoas assim, não devemos nos sentir indignados ou algo parecido, temos que apenas crer no Deus que servimos e seguir o ensinamento de Jesus, de amar ao próximo como a nós mesmo, tendo compaixão daquela vida, que mais cedo o mais tarde pagará por todas as suas ações.


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Criando raízes

leia Matheus 13 : 3 a 8

Esse trecho da bíblia retrata umas das famosas parábolas do Senhor Jesus, a parábola do semeador. Muitos já ouviram falar dela, mas, hoje quero chamar atenção para uma das sementes em especial. A semente que é relatada no versículo 5 e 6: " E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz."

Devemos estar sempre atentos para essa palavra, pois todos estamos sujeitos a "queimar" como diz o versículo. 
É fácil, as pessoas ficarem comovidas e sensibilizadas se estão passando por um momento difícil,  ou se ouvem uma palavra emocionante, mas se o sentimento que tivermos nesses momentos não forem levados em consideração para uma mudança de nossos hábitos, de nada valerá tudo que sentimos ou proferimos a Deus naquele momento. 

Quando digo mudança de hábito, quero atentar para a importância de se buscar a Deus continuamente, para que tenhamos uma raíz sólida no bom solo que é o Senhor. Se não nos firmamos Nele, será impossível sobreviver e logo perderemos todo o crescimento que já tivemos. 
É muito importante estarmos alerta quanto a isso, pois é do terreno em que se planta uma semente que dependerá todo o restante do seu desenvolvimento.

Temos que fazer um compromisso de buscar ao Senhor todos os dias, independente de como estamos nos sentindo, da correria em que estamos, do cansaço ou ainda outras "N" desculpas que poderemos ter para não passarmos um tempo com o Deus. 
Pois, ainda que plantarmos a nossa raíz no bom solo, se a arrancarmos dEle, ela secará. Temos que estar agarrados ao Senhor e nos alimentarmos dele continuamente, para que só assim possamos nos desenvolver e dar os frutos do Espírito Santo. Nossa vida está em Cristo, fora disso somos apenas uma planta seca e sem vida.

"Portanto amados irmãos, sedes firmes e constantes, na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é em vão no Senhor." I Coríntios 15:58

"Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. 
Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto." Jeremias 17: 7-8





quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Um coração obediente

" E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse - lhe: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles deixando logo as redes, seguiram- no." Mateus 4: 18 a 20


"E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem chamado Mateus e disse-lhe: Segue- me . E ele, levantando- se o seguiu." Mateus 9:9


Uma coisa me chamou atenção quando Jesus escolheu seus discípulos, a obediência desses. Antes mesmo de conhecerem e saberem quem era Jesus, sem questionar, o mestre os chamou e eles os seguiram. Acredito que esse deve ter sido o/um dos motivos que levou Jesus a sua escolha, o coração obediente desses homens. 
Estavam todos em seus afazeres, mas não se preocuparam com o que estavam deixando pra trás, apenas confiaram e seguiram aquele homem que até então era apenas um desconhecido. Eles não tinham a miníma ideia de tudo que veriam ao fazerem a escolha de seguir- lo. Não imaginavam todo o seu poder, não imaginam seu papel fundamental para a humanidade, não imaginavam que veriam o impossível acontecer diante dos seus olhos... 

Jesus não foi como os poderosos de nossa era, que oferecem em troca muitas riquezas e benefícios para que as pessoas os sigam. Ele era um homem simples que não representava nada aparentemente, que não poderia oferecer nada de valor físico para aqueles homens, e mesmo assim Eles deixaram suas vidas e os seguiram, e mesmo em meio a dificuldade continuaram com Ele. Após conhecer Jesus foram cativados por aquele homem tão incomum, tão amável e sábio e pelos seus ensinamentos e sua fé.

A escolha por Jesus hoje, não mudou muito, apenas está mais popularizada e com um maior alcance, todos hoje temos a oportunidade de dizer: Sim querido Jesus, eu vou contigo por onde quer que fores. Mas é tão difícil para as pessoas terem a confiança dos discípulos e abrirem mão de suas vidas, largarem seus afazeres para buscar alguém que não os prometeu  grandes riquezas e luxo, alguém que não deu nenhum perspectiva de vida aqui na terra, alguém que anuncia um futuro ainda desconhecido... uma eternidade que parece tão distante... 

Mas se sua escolha for por Jesus, você como qualquer um dos discípulos não vai se arrepender, depois de aceitar ir com ele não vai querer voltar atrás, mesmo em meio a dificuldade vai se maravilhar com esse tão incrível homem. Vai ver coisas improváveis e impossíveis acontecerem em sua vida, apenas por meio da Fé, pois é ela que abre o caminho para as coisas sobrenaturais, para aquilo que ninguém nem nada no mundo poderá proporcionar. O seu céu começara por aqui e então crerá que Jesus com toda a sua glória pela sua vitória estará lhe esperando pessoalmente na eternidade tão anunciada por Ele. 

Pensem bem, toda vez que der mais importância para seus sonhos do que para os de Deus. Reflita se aqueles homens tivessem dito não a Jesus e continuado com suas vidas...  Eles nunca teriam marcado a história, seus nomes não seriam referencia e principalmente, suas vidas teriam passado como tudo aqui passa, e apenas teriam a lembrança daquele homem que um dia os chamou  para ver o mundo e a vida de outra maneira.
Um coração obediente é o que Jesus espera de nós, e a partir dai Ele fará o caminho mais surpreendente e encantador que você possa imaginar.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Será o fim?






Hoje alguns fatos me fizeram pensar sobre o fim dos tempos...
Logo pela manhã abri a bíblia no livro de Matheus 24, onde Jesus fala sobre o princípios das dores do fim, em seguida li um artigo no jornal (popular) sobre um chip que seria implantado nas pessoas para que pudesse usar seus eletrônicos,  automóveis e etc... parece uma coisa normal para nossa modernidade, mas eu vi como um princípio para isso:  "E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhe seja posto um sinal na mão direita ou na testa, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome." Apocalipse 13: 16-17
E seguida ao passar em frente a uma igreja me entregaram um jornal onde li uma reportagem fundamentada em um dos versículos que li pela manhã: "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos." (Matheus 24:12), a reportagem era chocante falando sobre o que deveria ser o amor materno, maior de todos, em contraste, mães matando seus filhos. Uma esfaqueou um bebe e a outra matou a filha para ficar com o marido dela... coisas absurdas, mas que demonstra com toda veracidade o versículo citado acima, se até o amor de uma mãe já se esfriou, se estamos vivendo em uma sociedade, que como diz o artigo, cria cada vez mais criminosos incapazes de ter compaixão pelos seus próprios entes "queridos", que dirá do resto? e as demais pessoas "normais", que já não se chocam com esses acontecimentos?  
Grande parte das pessoas hoje estão indiferentes a tudo isso, muito ocupadas e preocupadas com suas próprias vidas e futilidades...
Tudo isso me faz refletir, será que as pessoas realmente crêem na bíblia? não digo as pessoas que não tem nenhum tipo de relacionamento com Deus, mas, as pessoas de dentro das igrejas, evangélicos, católicos e todos quais a religião fundamenta-se na bíblia... vejo pessoas hoje em dia que crêem na palavra de Deus até onde acham conveniente e aceitáveis ao seus olhos... ou que só conhecem as passagens bíblicas que ouve na igreja mas não tem nenhum tipo de intimidade com o livro sagrado. É triste ver esse tipo de incredulidade, pois afinal, ou se crê ou não? não há como crer mais ou menos, se as pessoas acreditassem fielmente que a bíblia é a palavra de Deus buscariam ver o que ela tem a nos dizer. Tem muitas coisas a respeito do fim dos tempos ou ainda do princípio da nossa história (segundo a bíblia) que não coompreendo e algumas histórias bíblicas até parassem muito insanas aos nossos olhos desacostumados com o sobrenatural, mas não é preciso entender é preciso crer, não sabemos muitas das coisas a respeito de Deus mas escolhemos crer que Ele existe e é bom e justo, que nos ama e que está conosco, da mesma forma temos que buscar acreditar e entender o que Ele nos deixou para nos guiar, nos ensinar, nos alertar: a bíblia, ela está ao alcance de todos e é uma coisa física, você pode vê - la , toca-la e, se ajudar, tem muito de seus acontecimentos comprovados por humanos... se esse é o problema de alguns para não crerem... 
Deus está falando, só precisamos de um pouco de fé e um pouco mais de interesse para ver o que ele tem a nos mostrar, o fim do mundo bíblico pode parecer muito doido para nosso mundo moderno mas se é pra crer, creia de todo o coração! buscando orientação de Deus sobre nosso presente e nosso futuro.

                         

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Nós somos as árvores, Jesus a nossa raíz e Deus nosso Jardineiro.



"Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?
Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas árvore ruim dá frutos ruins.
A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.
Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.
Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
Mateus 7: 15 a 20.

Ao ouvir uma mensagem hoje, que colocarei depois no final da página, a pregadora me chamou atenção quando se referiu figurativamente a uma macieira se esforçando para dar maçãs. O que nos leva a refletir sobre a natureza dos frutos de uma arvore, ela não precisa se esforçar para dar seus frutos, eles apenas nascem de acordo com sua natureza.


Devemos refletir então quanto aos frutos que temos dado, isso nos fará conhecer o que somos. Temos nos esforçado para dar frutos bons? isto não funciona, pois nunca conseguiremos dar bons frutos se formos uma árvore ruim, assim como é feito a comparação na bíblia de um espinheiro dando uvas. Precisamos estar focados em nós mesmo, para então podemos dar bons frutos naturalmente. E para que isso aconteça, precisamos que nossas raízes estejam ligadas a nossa fonte de vida, que fará de nós arvores boas, precisamos estar ligados a Jesus que nos dará todos os nutrientes necessários para que estejamos saudáveis para dar bons frutos. É necessário estar em comunhão constante com Deus pois Ele é nosso jardineiro, que cuida de nós, nos protege das pragas, e de todo mal que possa estragar nossa vida e consequentemente nossos frutos.

Então, não precisamos estar preocupados em fazer força para dar bons frutos para Deus, ou para fazer o que é bom,  e sim usar os frutos que estamos dando para analisar nossa situação atual e descobrir se estamos sendo nutridos com o alimento certo e se estamos plantados juntos aos ribeiros de águas, que é Jesus. 
Grave em sua mente esse mensagem: "Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão" Mateus 7:  20.

" Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." Salmos 1:3